domingo, 27 de setembro de 2009

O que espera e deseja no ano de 2010? por que?


Para o ano de 2010 eu espero conquistar meus objetivos, minhas metas estabelecidas no ano de 2009, como passar no CEFET espero me divertir muito ao longo do ano de 2010 estabelecer novas metas a serem atingidas, espero que seja um ano cheio de novidades e melhorias tanto sociais como pessoais. Espero fazer a diferença.

Explique quais foram as ideias e reflexões que realizou e conheceu na disciplina no ano de 2009

Até o momento podemos dizer que apredemos muito sobre responsabilidade, autocontrole, competência, dentre outros assuntos.
E que para vivermos em harmonia coma sociedade e o meio ambiente devemos respeitar as regras de convivência e também as diferenças que existem no mundo.
Aprendi a olhar para mim mesmo e avaliar os meus cconceitos e o que posso fazer para melhorar como pessoa, foi uma experiencia muito interresante este trabalho.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como lidar com as diferenças em nossa sociedade.


Em meio a globalização onde todos estão em constante mudança para acompanhar os acontecimentos. Existe a diversidade de culturas que caracterizam a sociedade. Mas antes de determinar qualquer decisão, sempre estamos a postos a ouvir e entender que não há concordância de opiniões com o que queremos seguir quando outra pessoa tem uma razão de ideias diferentes da sua. É preciso cuidado para examinar a ação de outros indivíduos, pois mesmo não concordando com a opinião do outro, devemos RESPEITÁ-LA. A crítica construtiva serve para avaliarmos nossas decisões e abrirmos a mente para ouvir e saber o que realmente desejamos. Se for certo ou errado ou se é válido ou não. Existe diferença em todos lugares, pois aprendemos e somos educados de maneiras diferentes, mas observamos a todo o momento que nem tudo é tão perfeito como queríamos que fosse. E nessas frustações indiferentes, incumbimos nossos desgostos nas pessoas que não concordam conosco. Trazendo infelicidade para aqueles que não suportam a ideia de ser diferente de você.

Quem são os diferentes em nossa sociedade.


Um ser diferente é aquele que tem uma deficiência ou uma aparência diferente?
Pode ser também pessoas de classes sociais diferentes, comportamentos julgados anormais.
Por que nossa sociedade parece só pensar em beleza??? . Atualmente o preconceito e o modo com jugamos uns aos outros, aumenta cada vez mais. Simplesmente por acreditarmos que somos melhores que os outros. Afinal, existe pessoas diferentes? Na minha opinião, todos nós somos diferentes, temos estilos diferentes, opiniões diferentes e acima de tudo um jeito de viver diferentes, ao mesmo tempo que somos também iguais, pois buscamos a felicidade e o prazer de nos realizarmos como pessoas. Mas esse conceito de diferença, acaba excluindo pessoas da sociedade, e fazendo com que cada vez mais o preconceito aumente.

O que diferencia o consumo consciente do consumo responsável.


Consumo Consciente
Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente, a saúde e a vida em geral dos consumidores.

Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.

A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.

Os 12 princípios do consumo consciente, são:

1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor;

2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;

3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos;

4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;

5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;

6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações;

7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;

8. Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado;

9. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas;

10. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares;

11. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;

12. Reflita sobre seus valores.

Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.


Consumo responsável

Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
Isto pode ser feito através das maneiras:

.compras corretas — favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais,

. boicotes morais — não comprar produtos que não vão de encontro à proposta anterior.

O que é responsabilidade social e como você lida com ela.


Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Outro argumento é o fato de que adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade no longo prazo para as empresas.

A idéia é de que os consumidores passam a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como socialmente responsáveis.

Eu acho muito importante as empresas participarem desse projeto, eu participo da minha maneira que é participar das aulas, não perturbando os colegas, respeitando os professores, na rua procuro sempre não jogar lixo fora das lixeiras, respeito os idosos, não destruo o patrimônio público, etc...

Explique quais as atitudes que trazem resultados positivos

O QUE É UMA ATITUDE POSITIVA - Todo e qualquer gesto que você fizer para melhorar o lugar onde vive e até mesmo o mundo é uma Atitude Positiva. Libere sua criatividade e estimule seus amigos e parentes a praticá-las.
Veja abaixo algumas Atitudes Positivas que a sociedade como um todo podem se mobilizar e transformar o mundo:
· Reciclagem e preservação do meio ambiente - a reciclagem é um passo fundamental para preservação do meio ambiente
· Incentivo a cultura - incentivar a produção e o consumo de peças teatrais, filmes, cultura em geral.
· Controle de emissão de gases poluentes dos veículos – cuidar de seus veículos, para que não poluam tanto uma vez que é contra a lei e o meio ambiente.
· Capacitação profissional e geração de renda - devemos começar a mudar o mundo pela realidade em nossa volta, investir mais em formação profissional·

Algumas atitudes podem partir só de você e podem fazer a diferença no mundo veja algumas:

. Pense antes de falar.
· Diga sempre as palavrinhas mágicas, "por favor", "Obrigada", "desculpe"
. Respeite sempre os mais velhos
. Aprenda a conviver com as diferenças.
. Mantenha consigo os segredos que lhe foram confiados.
. Cumpra aquilo que você prometeu
· Crie o hábito de admitir quando estiver errado
. Ao lidar consigo use a sua mente.Ao lidar com as outras pessoas use o coração.
· Leia bons livros. Aprenda com eles.
· Seja justo.
· Seja agradável
· Seja humilde.
. Trate as pessoas da maneira que você gostaria de ser tratado.
. Não continue a fazer as coisas da mesma maneira se vocênão está gostando dos resultados que tem obtido.
. Torne-se 100% comprometido a adquirir aquilo que você deseja.
. Jamais peça nada em retorno ao dar presentes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é liderar e quais são os tipos de liderança que o mercado conhece.

Liderar é ter a capacidade e a vontade de mobilizar homens e mulheres para um objetivo comum e ter o carácter que inspire confiança".

Os tipos de liderança que o mercado conhece são:

O “Líder executivo”: é aquele que surgiu por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muitas habilidades técnicas, competência;

O “Líder coercitivo”: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável;

O “Líder distributivo”: aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados. É o líder que não constrói nem destrói mantendo um posicionamento de “posições e papéis”;

O “líder educativo”, aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos;

O “Líder inspirador”, aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.

O que é criatividade e como ela acontece

A criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu curriculum, de desenvolver novos produtos e muito mais.

O primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar idéias. Acostumar-se a criar a maior quantidade de idéias sem pre julgar nenhuma. Lembre-se de que você só conseguirá chegar a uma excelente idéia se você tiver muitas outras para optar.


Walt Disney disse certa vez que Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita, mais forte fica.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Os 10 Mandamentos e qual o aprendizado se pode tirar deles

OS 10 MANDAMENTOS
1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

O aprendizado que se pode tirar dos 10 mandamentos é que se todos os respeitassem o mundo seria muito bom de se viver, sem ladrão, sem medo de tudo ao redor. Não haveria inveja. Desde os tempos de Jesus na Terra já existia a preocupação com as regras de convivência e até hoje elas ainda são a preocupação porque nem todos as respeitam.

QUAIS SÃO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE VOCÊ CONSIDERA JUSTAS EM NOSSA SOCIEDADE


Cheguei a conclusão que todas as regras de convivência são excenciais para qualquer tipo de relacionamento dar certo . Não importa qual seja: Sociedade, amizade, namoro, casamento, divórcio, trabalho, irmãos, parentes, filhos, qualquer relacionamento só é possível se existem estas regras .

Mas a base de toda Regra de Convivência, na minha opinião , é o respeito . Respeito por idéias, pensamentos, modo de agir e viver mesmo que diferentes dos nossos.

Alguns exemplos dessas regras tão importantes e justas na sociedade são:

- Não fumar em ambientes fechados;

- Não beber quando for dirigir ou o contrário;

-Não poluir os rios e mares;

- Manter nossa cidade limpa, não jogando lixo nas ruas e esgotos;

-Respeitar os mais velhos;
- Respeitar os professores e colegas ; etc...


O que justiça os seus significados

A justiça segundo Aristoteles significa igualdade é legalidade, assim justo e tanto aquele que cumpre a lei (nosentido escrito)quanto aquele que realiza a igualdade(no sentido universal).

Justiça implica tambem em alteridade, em vez que equivale em igualdade, e que e um conceito relacional, diferente de liberdade.Justiça e uma virtude, segundo a igreja catolica e uma doutrina.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que é competência

A competência e uma virtude que todos nos deveriamos ter.
A definição e executar determinada tarefa dentro do prazo com organização e com responsabilidade, sabedoria e comprometimento, ''dar conta do recado''.
Ter o resultado esperado satisfatorio para si.
E uma coisa muito valorizada no mercado já que e sempre bom ter pessoas competentes e focadas no seu ofício.

O que é autocontrole e organização

Autocontrole e vocêter controle sob suas atitudes visando não prejudicar ou atrapalhar os outros. E a capacidade do ser-humano controlar suas ações ou seus desejos.
A organização e quando o individuo se preocupa em entregar trabalhos, relatorios dentro do prazo estipulado ou ate fazer tarefas diarias como arrumar o quarto quando a mãe pede, a organização e essencial para que se consiga um bom emprego e uma boa relação social.

O que é trabalho e responsabilidade

Trabalho e quando um cidadão tem proposito naquilo que ele faz, possui metas bem definidas onde ele quer chegar, acreditando no seu ofício.
Responsabilidade e a pessoa responder seus atos, reconhecer seus erros e cumprir as obrigações e tudo aquilo que você prescisa fazer sem prescisar de ajuda.
Ter responsabilidade e pensar no que fazer ou dizer sem que seus atos não afetem pessoas ao seu redor.