domingo, 27 de setembro de 2009

O que espera e deseja no ano de 2010? por que?


Para o ano de 2010 eu espero conquistar meus objetivos, minhas metas estabelecidas no ano de 2009, como passar no CEFET espero me divertir muito ao longo do ano de 2010 estabelecer novas metas a serem atingidas, espero que seja um ano cheio de novidades e melhorias tanto sociais como pessoais. Espero fazer a diferença.

Explique quais foram as ideias e reflexões que realizou e conheceu na disciplina no ano de 2009

Até o momento podemos dizer que apredemos muito sobre responsabilidade, autocontrole, competência, dentre outros assuntos.
E que para vivermos em harmonia coma sociedade e o meio ambiente devemos respeitar as regras de convivência e também as diferenças que existem no mundo.
Aprendi a olhar para mim mesmo e avaliar os meus cconceitos e o que posso fazer para melhorar como pessoa, foi uma experiencia muito interresante este trabalho.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como lidar com as diferenças em nossa sociedade.


Em meio a globalização onde todos estão em constante mudança para acompanhar os acontecimentos. Existe a diversidade de culturas que caracterizam a sociedade. Mas antes de determinar qualquer decisão, sempre estamos a postos a ouvir e entender que não há concordância de opiniões com o que queremos seguir quando outra pessoa tem uma razão de ideias diferentes da sua. É preciso cuidado para examinar a ação de outros indivíduos, pois mesmo não concordando com a opinião do outro, devemos RESPEITÁ-LA. A crítica construtiva serve para avaliarmos nossas decisões e abrirmos a mente para ouvir e saber o que realmente desejamos. Se for certo ou errado ou se é válido ou não. Existe diferença em todos lugares, pois aprendemos e somos educados de maneiras diferentes, mas observamos a todo o momento que nem tudo é tão perfeito como queríamos que fosse. E nessas frustações indiferentes, incumbimos nossos desgostos nas pessoas que não concordam conosco. Trazendo infelicidade para aqueles que não suportam a ideia de ser diferente de você.

Quem são os diferentes em nossa sociedade.


Um ser diferente é aquele que tem uma deficiência ou uma aparência diferente?
Pode ser também pessoas de classes sociais diferentes, comportamentos julgados anormais.
Por que nossa sociedade parece só pensar em beleza??? . Atualmente o preconceito e o modo com jugamos uns aos outros, aumenta cada vez mais. Simplesmente por acreditarmos que somos melhores que os outros. Afinal, existe pessoas diferentes? Na minha opinião, todos nós somos diferentes, temos estilos diferentes, opiniões diferentes e acima de tudo um jeito de viver diferentes, ao mesmo tempo que somos também iguais, pois buscamos a felicidade e o prazer de nos realizarmos como pessoas. Mas esse conceito de diferença, acaba excluindo pessoas da sociedade, e fazendo com que cada vez mais o preconceito aumente.

O que diferencia o consumo consciente do consumo responsável.


Consumo Consciente
Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente, a saúde e a vida em geral dos consumidores.

Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.

A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.

Os 12 princípios do consumo consciente, são:

1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor;

2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade;

3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos;

4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar;

5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos;

6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações;

7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas;

8. Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado;

9. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e críticas construtivas;

10. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares;

11. Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente;

12. Reflita sobre seus valores.

Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo.


Consumo responsável

Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.
Isto pode ser feito através das maneiras:

.compras corretas — favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais,

. boicotes morais — não comprar produtos que não vão de encontro à proposta anterior.

O que é responsabilidade social e como você lida com ela.


Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Outro argumento é o fato de que adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um diferencial competitivo e um indicador de rentabilidade e sustentabilidade no longo prazo para as empresas.

A idéia é de que os consumidores passam a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como socialmente responsáveis.

Eu acho muito importante as empresas participarem desse projeto, eu participo da minha maneira que é participar das aulas, não perturbando os colegas, respeitando os professores, na rua procuro sempre não jogar lixo fora das lixeiras, respeito os idosos, não destruo o patrimônio público, etc...

Explique quais as atitudes que trazem resultados positivos

O QUE É UMA ATITUDE POSITIVA - Todo e qualquer gesto que você fizer para melhorar o lugar onde vive e até mesmo o mundo é uma Atitude Positiva. Libere sua criatividade e estimule seus amigos e parentes a praticá-las.
Veja abaixo algumas Atitudes Positivas que a sociedade como um todo podem se mobilizar e transformar o mundo:
· Reciclagem e preservação do meio ambiente - a reciclagem é um passo fundamental para preservação do meio ambiente
· Incentivo a cultura - incentivar a produção e o consumo de peças teatrais, filmes, cultura em geral.
· Controle de emissão de gases poluentes dos veículos – cuidar de seus veículos, para que não poluam tanto uma vez que é contra a lei e o meio ambiente.
· Capacitação profissional e geração de renda - devemos começar a mudar o mundo pela realidade em nossa volta, investir mais em formação profissional·

Algumas atitudes podem partir só de você e podem fazer a diferença no mundo veja algumas:

. Pense antes de falar.
· Diga sempre as palavrinhas mágicas, "por favor", "Obrigada", "desculpe"
. Respeite sempre os mais velhos
. Aprenda a conviver com as diferenças.
. Mantenha consigo os segredos que lhe foram confiados.
. Cumpra aquilo que você prometeu
· Crie o hábito de admitir quando estiver errado
. Ao lidar consigo use a sua mente.Ao lidar com as outras pessoas use o coração.
· Leia bons livros. Aprenda com eles.
· Seja justo.
· Seja agradável
· Seja humilde.
. Trate as pessoas da maneira que você gostaria de ser tratado.
. Não continue a fazer as coisas da mesma maneira se vocênão está gostando dos resultados que tem obtido.
. Torne-se 100% comprometido a adquirir aquilo que você deseja.
. Jamais peça nada em retorno ao dar presentes.